As estatísticas rápidas referentes a Outubro de 2007, referem que no final desse mês existia uma capacidade renovável instalada de 7.366 MW.
Desse total, 2.065 MW corresponde à potência eólica instalada no país, distribuída por 150 parques com um total de 1.125 aerogeradores.
A DGEG refere que até Outubro do ano passado foram licenciados 3.343 MW de potência eólica e que se o ritmo de entrada em funcionamento de novos parques eólicos não decrescer, no final de 2008 deverão ser atingidos os 2.800 MW de potência eólica.
A maior parte da energia produzida a partir de fontes renováveis refere-se à hídrica que tinha em Outubro de 2007 uma capacidade instalada de 4.805 MW.
A biomassa com cogeração tem já uma capacidade instalada de 357 MW.
A produção de energia a partir de fontes renováveis está concentrada no Norte do país, devido às principais barragens hidroeléctricas da bacia do Douro e do sistema Cávado-Rabagão.
Em termos de potência eólica, os distritos com maior potência instalada são Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Vila Real, Santarém, Leiria e Braga.

Fonte: Marão Online
Imagem: http://www.geocities.com/CollegePark/Den/9002/eol-gerad2.JPG
Sem comentários:
Enviar um comentário