12 de janeiro de 2008

Anos 70, Anos de ... Energia Solar?

Anos 70…

O mundo vive transformações à escala mundial. Em plena Guerra Fria, ideologias socio-políticas distintas, tentam travar o que parece o limiar de um conflito. Inicia-se a Guerra do Vietname.
Começa a revelar-se uma forte tensão mundial…
A cultura sofre mutações nunca antes vistas – surgem novos modos de vestir, géneros musicais, filosofias de vida, que exercem grande influência na postura e comportamento social…
A sociedade intelectualiza-se. Pessoas lutam pelos seus ideais, por vezes mesmo contra uma forte oposição. Surgem grandes revolucionários.
A mulher emancipa-se. Torna-se auto-suficiente, adquire maior peso social e é considerada um símbolo de sensualidade.
O nível de vida da população mundial, em geral, cresce exponencialmente…


…e o que é que temos no meio de tudo isto?

Energias Renováveis?

1978 – é inaugurada a 1ª fábrica especializada na produção de aparelhos de cozinha e esquentadores, que têm uma propriedade inovadora: funcionam a energia solar. Esta fábrica, sedeada em Kukara, antiga República Soviética do Uzbequistão (!), tem como objectivo a substituição dos combustíveis fósseis, usados por instituições análogas.

Utiliza modernos dispositivos metálicos de fundo preto (colectores solares), colocados nos telhados, que aquecem a água a 70ºC. A nova solução dos técnicos uzbeques permite a construção de grandes imóveis “solares” que vão permitir economizar em 60% o consumo de combustível utilizado no aquecimento central e de águas.



Visionários? Felizmente irão sempre existir.

Sem comentários: