Todos nós conhecemos aquela experiência que consiste em fazer convergir a luz num determinado ponto com a ajuda de uma lupa, o que faz com que a temperatura nesse mesmo ponto se torne elevada. O princípio da central espanhola é exactamente o mesmo, só que a experiência supramencionada é utilizada em dimensões desmesuradas. O empreendimento inovador é propriedade da empresa Solucar e está situada nos arredores de Sevilha, sul da Espanha.
Como funciona a Central Eléctrica que utiliza a Luz do Sol para gerar energia?
A central é composta por uma torre gigante (cerca de 120 metros de altura) cheia de água e 624 espelhos metálicos (cada um deles com 120 m2), que têm função de lupa, dirigindo para a parte superior da torre a luz do sol. Lá, o calor reflectido aquece a água criando vapor em alta pressão. Este vapor é suficiente para accionar turbinas acopladas a geradores eléctricos que vão produzir 11 megawatts de energia. Que é o suficiente para abastecer em energia uma cidade de 100.000 habitantes.Vantagens:
- É um projecto economicamente viável.
- O empreendimento poderá ser aumentado para futuro abastecimento dos 600.000 habitantes de Sevilha;
- Não polui o ambiente, pois não queima combustíveis fósseis, como carvão ou derivados de petróleo;
- Não agrava o efeito estufa nem o aquecimento global;
- Em regiões secas próximas do mar, a central pode usar água salgada, dessalinizando-a, ou seja, retirando o sal e produzindo água doce que poderá ser utilizada para a irrigação na agricultura.
1 comentário:
é fascinante o que se faz hoje em dia!e ainda irá evoluir....
Enviar um comentário