3 de abril de 2008

Rendimentos energéticos demasiado fracos

Energias verdes, poderão elas fornecer a quase totalidade da electricidade do nosso consumo energético? Não me parece! Pois as energias renováveis têm demasiados inconvenientes.
O potencial planetário destas novas energias é colossal…mas a sua densidade energética é demasiado fraca. Grande problema quando se sabe que dentro de poucos anos o planeta Terra será habitado por 9 biliões de habitantes e que a área disponível para produzir estes preciosos quilowatts é limitada.
Imaginem, uma central nuclear que ocupa apenas 10 hectares, consegue produzir 1,5GW de energia, enquanto para produzir a mesma quantidade de energia a partir de ventoinhas eólicas, seriam necessários 18.700 hectares.
Hoje em dia, todos sabemos que uma das grandes desvantagens das energias renováveis é que estas dependem da meteorologia, e, o nosso consumo energético não pode depender da chuva ou do sol. Como resultado desta dependência os painéis solares apenas funcionam 44 dias por ano, as ventoinhas eólicas 92 dias, enquanto uma central nuclear pode produzir energia 312 dias por ano. Admito, sou adepto da energia nuclear (utilizada em boas condições e com o máximo de segurança).
Agora pergunto: Qual será o futuro energético mundial?!
Diz-se que o futuro energético mundial vai depender da energia nuclear e da energia solar, pois, sabe-se que o planeta Terra recebe 8000 vezes mais de energia proveniente do sol do que aquilo que a humanidade consome.

Sem comentários: