Desde meados de Fevereiro, o grupo Essent na Holanda, em parceria com a agência Solidaridad recupera cascas de café e outros resíduos agrícolas para os transformarem em energia eléctrica. Foi então trazido do Brasil quantidades de casca de café com o potencial de fornecerem energia durante 4 meses à cidade que alberga esta iniciativa, (Geertruidenberg) com 20 mil habitantes.
As cascas do café, portanto, representam uma opção atraente num país altamente sensível à ecologia e ainda alérgico à energia nuclear. Nos países produtores, os resíduos da indústria por vezes são utilizados como fertilizantes e de má qualidade. O grupo já investe na construção de uma nova fábrica que possa abranger tanto carvão como café. Entretanto, Essent analisa também o potencial da casca de cacau africano.
A Holanda é um país signatário do Protocolo de Kyoto e quer reduzir as emissões de gases na atmosfera que provocam o efeito estufa. A Holanda é considerada por especialistas grande culpada pelo aquecimento global. Além disso, o país quer garantir a estabilidade energética.
Sem comentários:
Enviar um comentário