O carácter sensibilizador deste apagão faz com que se unam as pessoas numa corda mundial pelo ambiente!
Esta corrente foi começada por um desconhecido, um mero habitante deste mundo que se preocupa com o que é seu, o “seu planeta”. Foi um acto de loucura!
Mas nem tudo são loucuras, há que ser pertinente e medir as consequências.
Embora se previsse uma redução do dispêndio de energia brutal, o país e o mundo iriam sofrer muito à custa deste devaneio. Após uma pesquisa intensiva, descobri que só os blogs, sites pessoais e outros comentários aqui e acolá, faziam referência a este facto.
Ninguém ouviu nos telejornais a informar sobre as causas e consequências de uma operação dessas. Sei que foi mencionado na Antena 1, mas foi simplesmente relatado o que as pessoas recebem nos e-mails, não mencionando que o apagão poderia causar problemas graves na rede eléctrica. Ex: (http://denuncianimal.wordpress.com/2008/02/28/apagao-mundial/).
O facto é que a ignorância é tal que até a Quercus não se entende, pois o presidente e o vice-presidente têm ideias diferentes sobre o caso. O presidente Hélder Spínola desaconselha o acto enquanto que o vice-presidente Francisco Ferreira propõe que se apaguem as luzes para verificar o seu reflexo no consumo energético. Penso que o vice-presidente não tinha ideia do reflexo que o apagão teria no Mundo tal como o seu superior mencionava!