"limpo" possível!!!
"Energias Eólica e Hídrica" Área de Projecto 12ºCT2
Natal. Uma época de extrema importância para os cristãos espalhados por todo o mundo. Comemorado neste dia 25 de Dezembro, segundo os fiéis católicos, dia do nascimento do dito Messias que, de acordo com as escrituras, foi enviado à Terra para salvar a humanidade.
bonito…
O facto é que esta época festiva, marcada pelo marketing dos tempos modernos, tem como protagonista uma árvore por nós bastante conhecida: Pinus, uma gimnospérmica da família Pinaceae, mais vulgarmente conhecida por Pinheiro.
Naturalmente é uma época essencial para lembrarmos a importância da floresta na nossa existência.
A floresta, universo de diversos ecossistemas, é fundamental na reciclagem do dióxido de carbono e na estruturação do território. É um dos grandes intervenientes na diminuição do efeito de estufa e consequente aquecimento global. Desempenha um papel notável na preservação do planeta.
Mas será que para melhorarmos a nossa situação ambiental, é necessário um novo Messias?
Com isto vos deixo
"The Awesome Stuff " deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os visitantes do blog.
Esta empresa, criadora do tão afamado motor de busca, não para de nos surpreender. A situação crítica em que se encontra o ambiente e o iminente aquecimento global, foram razões pelas quais a Google decidiu investir no estudo de energias alternativas, mais concretamente as energias solar, eólica e geotérmica.
Este projecto tem como base a produção de energia
eléctrica, por meio de uma fonte renovável, com capacidade suficiente de abastecer, durante alguns anos, uma cidade como S. Francisco.
A empresa prevê investir dezenas de milhares de dólares nas chamadas “energias do futuro”, com o intuito de produzir uma que seja mais económica e menos poluente do que o carvão, um dos líderes quando falamos em combustíveis fósseis.
É de louvar que instituições como esta tenham em consideração o agravamento das condições ambientais no nosso planeta.
Um Bom Natal!
(image from www.ineedhits.com)
Gostava de saber se os esforços para a boa gestão do planeta estão a resultar? Será que estamos a contribuir para que os nossos sucessores tenham um planeta onde viver?
O site norte-americano DeSmogBlog está preocupado com este facto e proporcionou no seu blog a oportunidade de "enviar" cartas para as gerações que daqui a 100 anos viverão na Terra. Estas cartas consistem em identificar os nossos erros e descrever o nosso ambiente para no futuro analisarem o crescimento ou não-crescimento do planeta, num prisma temporal de 100 anos. Estas estão afixadas no site e os responsáveis prevêem grande afluência a esta iniciativa. O DeSmogBlog é o resultado de uma equipa de activistas, cientistas, ambientalistas que, liderada pelo relações púbicas: Jim Hoggan, se esforçam por um mundo melhor, lutando contra grandes entidades políticas e outras empresas de dinheiro ganho "a partir de poluição", esclarecendo a população e descredibilizando tais entidades.
Turbina com levitação magnética
Nesta semana, a empresa MagLev apresentou na China aquela que poderá ser a solução tecnológica que faltava para a viabilização económica da energia eólica. Com um design totalmente diferente dos tradicionais cata-ventos, a turbina MagLev utiliza levitação magnética para oferecer um desempenho muito superior em relação às turbinas tradicionais.
As pás verticais da turbina de vento são suspensas no ar acima da base do equipamento. Ao invés de se sustentarem e de girarem sobre rolamentos, essas pás ficam suspensas, sem contacto com outras partes mecânicas - e, portanto, podem girar sem atrito, o que aumenta exponencialmente seu rendimento.
Viabilização económica da energia eólica
Segundo a empresa, a turbina MagLev consegue gerar energia a partir de brisas de apenas
As maiores turbinas eólicas actuais geram 5 MW de potência. Já uma única MagLev gigantesca poderia gerar 1 GW, suficiente para abastecer 750.000 residências. Isso acontece porque a nova turbina pode ser construída em dimensões muito grandes, o que não acontece com os tradicionais cata-ventos.
Segundo a empresa, a nova turbina gera 20% a mais de energia em relação à turbinas convencionais e tem um custo de manutenção 50% menor. Ainda segundo as estimativas do seu fabricante, uma super-turbina eólica que utiliza levitação magnética poderá funcionar continuamente por… 500 anos.
De acordo com o relatório divulgado pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (United Nations Environment Programme), no qual foram examinados 13 países em desenvolvimento, o uso de Energias Renováveis poderá resolver grande parte dos problemas que estas populações, maioritariamente localizadas em África, Ásia e América latina, têm vindo a sofrer, nomeadamente a fome e a dependência dos combustíveis fósseis.
Estima-se que a capacidade de produção de energia destes países ultrapassa os actuais 50 mil megawatts produzidos em todo o mundo, suficiente para servir todos os lares norte-americanos num dia ventoso.(Energia Eólica)
Países como o Sri Lanka, Guatemala, Honduras, Quénia, Nepal, Nicarágua têm capacidade de aumentar até 10 vezes mais a sua actual produção. Mesmo a China na produção de energia, poderia ir para além de uns notáveis 100 mil megawatts.
Com isto deixo-vos aqui uma citação que me pareceu adequada:
“ (…) Give us the tools and we will finish the Job.”
(tradução: " (...) dêem-nos as ferramentas, e acabaremos o trabalho.")