As que iremos ao longo do ano desenvolver são:
A energia eólica já é utilizada há muitas centenas de anos como a forma de energia mais barata e também menos poluente. Era utilizada para extrair água dos poços e para produzir electricidade. Contudo, a abundância de petróleo que surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial fez regredir muitíssimo esta utilização. A energia do vento faz girar turbinas, que por sua vez geram electricidade. O futuro da energia eólica é promissor, mas não é isento de dificuldades pois há muitos problemas técnicos para resolver na construção das turbinas.
As populações têm utilizado as quedas de água como uma fonte de energia já há muitos anos. A energia gerada pela queda de água é utilizada para movimentar turbinas e produzir electricidade.
A energia hidroeléctrica é uma energia renovável, mas as barragens construídas para a sua produção têm um tempo de duração limitado. Todos os rios transportam sedimentos que podem assorear o lago da barragem. Calcula-se que este processo demore entre 50 a 300 anos. Um exemplo de assoreamento é a barragem de Assuão (na imagem), no Egipto, construída em 1960 .
(image from www.wikipedia.org)
Sem comentários:
Enviar um comentário