23 de novembro de 2007
19 de novembro de 2007
O que é uma torre eólica e qual a magia desta?
A construção de cada uma destas torres é um grande evento, que envolve muito mais trabalho do que aparenta. É necessário a utilização de cerca de 10 camiões para a transportar às peças, e a base do aerogerador exige 18 camiões de betão que irá pesar no total cerca de 15 toneladas.
Fonte: Jornal de Notícias, 15 de Novembro de 2007
Imagem: http://alvaro.lima.vieira.50megs.com/
18 de novembro de 2007
Desastre Ecológico (reflexão)
A situação que mais preocupa as autoridades diz respeito ao petroleiro russo “Volganeft-139” que se partiu em dois, libertando pelo menos 1300 das quatro mil toneladas de fuelóleo que transportava.
Teme-se um desastre ecológico no estreito de Kerch, que separa o mar Negro do pequeno mar de Azov, mas os ventos fortes e ondulação impossibilitam medidas de contenção do derrame (...) As autoridades russas abriram um inquérito por poluição marítima e pretendem apurar se os armadores e os responsáveis dos portos da região ignoraram o aviso de tempestade emitido pelas autoridades (...)"
...pensem nisso...
13 de novembro de 2007
"Vantagens da utilização de Energias Renováveis" - já ouviram falar??
É generalizada a ideia que as energias renováveis são cada vez mais indispensáveis para a qualidade de vida dos habitantes do planeta Terra. No entanto, grande parte da população mundial, desconhece as suas vantagens. De um leque variadíssimo, aqui destaco algumas:
- As energias renováveis aumentam a diversidade da oferta de energia;
- Asseguram a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo;
- Reduzem as emissões atmosféricas de poluentes;
- Criam novas oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para fabricação local de tecnologia de energia;
- Fortalecem a garantia de fornecimento porque, contrariamente ao sector dependente de combustíveis fósseis, não requerem importação.
Estas são apenas algumas das inúmeras vantagens destas novas fontes de energia.
11 de novembro de 2007
Mas afinal quanta energia consome toda a Internet?!
Boa questão que é esta... Pois é, ao inicio todos pensavam que a Informatização iria implicar uma redução dos níveis de poluição...Mas agora, alguns começam a questionar qual será a energia total consumida pela Internet.
Esse número terá de incluir toda a energia consumida no Mundo por todos os computadores ligados a Internet, assim como toda a energia dispendida pelos routers, servidores, centros de dados, etc..
Quanta energia consomem todos estes equipamentos, e qual é o peso da internet no Aquecimento Global e nas emissões de CO2?
Hoje estima-se que o consumo total da Internet em todo o Mundo anda em torno dos 868 biliões de KWh por ano. Ou seja, quase metade da capacidade gerada pelas 435 centrais nucleares do mundo. O que equivale a 5,3% do consumo energético mundial.
200 centrais nucleares do mundo são necessárias para manter a Internet em funcionamento e para que eu possa escrever estas linhas e você as ler...
P.S. Uma das razões pelas quais o nosso blog tem fundo preto é para consumir menos energia.
7 de novembro de 2007
6 de novembro de 2007
"Mas o que raio são as Energias Renováveis?? ", perguntam vocês...
As que iremos ao longo do ano desenvolver são:
A energia eólica já é utilizada há muitas centenas de anos como a forma de energia mais barata e também menos poluente. Era utilizada para extrair água dos poços e para produzir electricidade. Contudo, a abundância de petróleo que surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial fez regredir muitíssimo esta utilização. A energia do vento faz girar turbinas, que por sua vez geram electricidade. O futuro da energia eólica é promissor, mas não é isento de dificuldades pois há muitos problemas técnicos para resolver na construção das turbinas.
As populações têm utilizado as quedas de água como uma fonte de energia já há muitos anos. A energia gerada pela queda de água é utilizada para movimentar turbinas e produzir electricidade.
A energia hidroeléctrica é uma energia renovável, mas as barragens construídas para a sua produção têm um tempo de duração limitado. Todos os rios transportam sedimentos que podem assorear o lago da barragem. Calcula-se que este processo demore entre 50 a 300 anos. Um exemplo de assoreamento é a barragem de Assuão (na imagem), no Egipto, construída em 1960 .
(image from www.wikipedia.org)